quarta-feira, 29 de maio de 2013

Você Sabia!!

Galileu

O pai da ciência experimental

Um dos maiores gênios que a humanidade já teve foi o italiano Galileu.
Nasceu em Pisa, Itália, em 1564 e desde criança mostrou-se muito curioso e criativo. Imaginava e construía brinquedos. Foi estudante de medicina, mas não chegou a concluir os estudos por falta de dinheiro. Suas contribuições para a ciência foram muitas: a lei dos movimentos dos pêndulos, a invenção da balança hidrostática, o aperfeiçoamento do telescópio, a lei da queda de corpos e muitas outras, principalmente relativas a Astronomia. Galileu foi o primeiro cientista a dar muita importância para a experimentação. A ele deve-se o método experimental. Nesse método, o cientista, depois de considerar muitas observações feitas, tenta explicar os fatos com hipótese ou suposição e após isso realiza experiências para descobrir se sua hipótese realmente pode estar certa. Ele foi condenado à morte pelo tribunal da Inquisição por defender a proposta de Copérnico de que, em torno do sol, giravam a Terra e os planetas. Trocou a morte pela prisão perpétua ao negar, em público, tudo aquilo em que acreditava.
Galileu, depois de muitas descobertas, morreu em 1642 na cidade de Florença, Itália. 

terça-feira, 28 de maio de 2013

Qual a origem do nome dos planetas do Sistema Solar?

Os primeiros a batizar planetas foram os sumérios, povo que ocupava a região da Mesopotâmia (atual Iraque) há 5 mil anos. Eles já haviam identificado cinco “estrelas” que se moviam no céu, enquanto as demais permaneciam paradas, e acreditavam que fossem deuses. De acordo com as características de cada uma, elas ganharam nomes relacionados com as divindades. Séculos depois, os romanos adaptaram os nomes dos planetas de acordo com suas próprias divindades. As cinco estrelas dos sumérios ganharam novos nomes: Enki, a que se movia muito rápido, recebeu o nome de Mercúrio, o veloz mensageiro dos deuses. Vênus, a deusa da beleza, batizou a mais brilhante das estrelas, Inanna. A vermelha Gugalanna, cor de sangue, ganhou o nome de Marte, deus da guerra. Enlil, a maior, foi chamada de Júpiter, nome latino de Zeus, senhor do Olimpo. Ninurta, a mais lenta de todas, cuja movimentação só era percebida pelos mais pacientes, ganhou o nome de Saturno, o deus do tempo. Já o nome da Terra vem do latim antigo. Na época, a palavra já tinha os mesmos significados de hoje: solo, chão, território. Na mitologia romana, Terra era representada pela deusa Gaia, ligada à fertilidade. Os outros três planetas foram descobertos há relativamente pouco tempo. Urano, descoberto em 1781, ganhou o nome do deus greco-romano que representava o céu. Netuno, visto pela primeira vez em 1846, foi batizado com o nome do deus romano dos oceanos. O planeta mais distante de todos , Plutão, descoberto em 1930, por pouco não se chamou Percival, sugestão da mulher do astrônomo Percival Lowell, que havia previsto a existência do planeta em 1915. Foi a estudante inglesa Venetia Burney, na época com 11 anos, quem sugeriu aos pesquisadores que o astro recebesse o nome do deus romano dos mortos. 

Fonte do texto: Patrik José Lanfredl, Revista Mundo Estranho, Seção Ciências e Tecnologia.
São Paulo: Editora Abril, fevereiro de 2005.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Olá, este agora vai ser o blog em que vou postar assuntos específicos de ciências e muitas curiosidades, espero que seja muito útil!!! Abraços.